terça-feira, 3 de junho de 2014

A praia que não o chega a ser

Em grande parte do país a época balnear começou no passado domingo. Na zona Norte, contudo, na maioria dos concelhos com zonas balneares, só começa no dia 15 e há mesmo casos em que a época balnear decorre apenas nos meses de Julho e Agosto. Em Paredes de Coura, contudo, não há datas definidas, simplesmente porque o concelho não tem qualquer praia fluvial registada.

O Taboão, zona balnear por excelência, continua a não fazer parte do roteiro de praias fluviais reconhecidas pelo Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, o que faz com que não haja a obrigatoriedade da realização periódica e sistemática de análises à qualidade das águas do rio Coura naquela área. Ao mesmo tempo, e mesmo sabendo que são muitos os que frequentam aquela praia fluvial de qualquer das formas, não é obrigatória a existência de um nadador-salvador.

Se, em relação ao segundo ponto, a legislação diz que essa responsabilidade cabe ao concessionário da praia (e neste caso julgo que o restaurante ali existente não pode ser considerado concessionário), já no caso das análises à qualidade das águas, creio que, ainda que o município as continue certamente a fazer por iniciativa própria, a sua obrigatoriedade e, igualmente importante, a obrigatoriedade da sua divulgação, seriam de todo indispensáveis. Especialmente tendo em consideração que, nos últimos anos, foram vários os exemplos de situações que comprometeram a qualidade das águas do Coura naquele espaço. De qualquer das formas, tão importante como a fiscalização dessa qualidade, continua a ser a prevenção para evitar a sua deterioração.

2 comentários:

  1. Não chega a ser porque existem interesses para que assim não seja!!
    Se é que me entendem....

    ResponderEliminar

Os comentários no blogue são da responsabilidade de quem os faz. Todos os comentários serão alvo de moderação e só serão publicados após autorização do autor do post em questão. Não serão tolerados insultos de qualquer espécie.